Integração com o ensino superior

O PPHIST tem buscado integrar, por meio de atividades coletivas, os Programas de Pós-Graduação em História desenvolvidos nos estados do Maranhão e Amazonas. Como resultados proporcionados por esta integração, destaca-se a vinda de alunos oriundos destes estados para ingressar no Programa, atividades envolvendo a co-orientação de docentes e a realização de eventos científicos.

 

Organização de eventos

No intuito de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da História e da cultura africana e indígena, diante da obrigatoriedade da abordagem desta temática, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº. 9.394/1996), os docentes do PPHIST/UFPA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade de St. Andrews, na Escócia, formaram o grupo Hindia - História Indígena e do Indigenismo na Amazônia. Em 2015, o grupo realizou o I Encontro de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia, com a participação de alunos da Graduação, Pós-Graduação e docentes.  Seguindo essa perspectiva, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais, coordenado pela docente Wilma Baia Coelho, colaboradora do Programa, vem realizando diversas atividades na área do ensino e da pesquisa, como o II Seminário do Projeto de Pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais: o estado da arte, além do VII Seminário nacional e IX Seminário regional sobre formação de professores e relações étnicos-raciais. 

Neste sentido, em 2017, realizou-se o “I Simpósio de Escravidão e Abolicionismo na Amazônia”, como atividade do grupo de pesquisa “Escravidão e Abolicionismo na Amazônia” (Gepeam), liderado pelo professor José Maia Bezerra Neto. O simpósio ocorreu na UFPA, em Belém, entre 3 e 5 de maio de 2017 e contou com a presença destacada do historiador João José Reis. No mesmo ano, ocorreu também o “I Seminário Militares, Poder e Sociedade na Amazônia” como atividade do grupo de pesquisa de mesmo nome e liderado pelo prof. William Gaia Farias, no PPHIST/UFPA. O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho de 2017 na UFPA, em Belém. Estiveram presentes importantes historiadores brasileiros como Vitor Izecksohn, Renato Lemos, Cláudia Viscardi e José Murilo de Carvalho. No final do ano de 2017, ocorreu a “III Jornada de História do Trabalho na Amazônia”, coordenado pela Professora Edilza Joana Fontes, em parceria com os membros do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História/Seção Pará – ANPUH/PA. O evento ocorreu entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro de 2017 na UFPA, em Belém, e contou com a participação de historiadores de destaque nacional como Patrícia Sampaio, Adalberto Paranhos e Mônica Piccolo.