A Comissão de seleção interna do Prêmio CAPES de Tese, após avaliar dez teses defendidas no ano de 2017, deliberou pela indicação da tese intitulada "Em aumento de minha fazenda e do bem desses vassalos". A Coroa, a Fazenda Real e os Contratadores na Amazônia Colonial (séculos XVII e XVIII), de autoria de Raimundo Moreira das Neves Neto.

Convidamos os recém-doutores e doutoras do PPHIST a participarem do PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2018.

Os interessados deverão entregar na Secretaria do programa, até às 12 horas do dia 11/06/18 (segunda-feira), um exemplar do trabalho defendido. confira aqui o edital.

Será realizado em Belém, nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2018, o XI Encontro Regional de História. O evento é uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O encontro conta com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como proposta promover o debate acerca de duas áreas específicas do conhecimento histórico: a escrita da história e o seu ensino.

Veja aqui a programação completa divulgada na página da UFPA.

Foto: Alexandre de Moraes - ASCON/UFPA

Raúl Aguilera Calderón, discente do Programa de Pós-graduação em História, defendeu no dia 21.05.2018, sua tese de doutorado orientada pelo Prof. Dr. Márcio Couto Henrique. O discente é mexicano e integra o grupo de alunos contemplados pelo Programa de Alianças para Educação e Capacitação da Organização dos Estados Americanos (PAEC/OEA). A defesa teve a cobertura da ASCON/UFPA, com a participação do jornalista e doutorando Walter Pinto e o fotógrafo Alexandre de Moares que registraram vários momentos da arguição da Banca Examinadora. Veja aqui a entrevista completa divulgada na página da UFPA.