No retorno integral às atividades presenciais no PPHIST/UFPA, em 14 de março, a comunidade acadêmica vai encontrar as salas de aula totalmente revitalizadas. Também foi implantada uma sala para defesas e qualificações presenciais, remotas e híbridas. Além de maior conforto para professores e alunos, os espaços vão permitir o uso de recursos de transmissão das bancas e eventos promovidos pelo programa. Os serviços foram realizados com recursos da CAPES e apoio da PROPESP e do IFCH e faz parte de um conjunto de ações que buscam melhorar as condições de uso do prédio da pós-graduação e do Laboratório de História.

PPHIST recebe estudante de Moçambique. Estone Mifolo faz parte do Pro-Afri, um programa da UFPA para receber estudantes africanos. Desejos que possam sentir-se acolhido, com agradecimento especial a Ronaldo Mendonza, da Costa Rica, que tem auxiliado na melhor permanência dos estudantes estrangeiros na UFPA.

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST-UFPA) e o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS-MPEG) convidam para o Seminário "História, memória e Literatura" com a Professora Nádia Farage. O evento vai ocorrer nos dias 08, 09 e 10 de março, das 9:00 as 11:00 horas no Auditório do IFCH-UFPA, Campus do Guamá, Belém. Professora Nádia Farage é doutora pela USP e colaboradora do Departamento de História da UNICAMP. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, IFCH-UNICAMP, e ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural, Museu Paraense Emílio Goeldi. A solicitação de inscrições pode ser feita através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá certificação aos participantes.

A discussão em torno do uso de ferramentas digitais no campo das humanidades, no capitulo especial da história em interface com outras áreas do conhecimento, tem sido imprescindível, principalmente, no atual contexto pandêmico enfrentado mundialmente. Diante da impossibilidade de acesso aos arquivos físicos de instituições, sempre que possível, mas como muita frequência, pesquisadores têm recorrido aos repositórios digitais com o objetivo de garantir a continuidade de suas investigações e estudos. As novas formas de pesquisa têm impactado fortemente a produção de conhecimento histórico no tempo presente, assim como exercem fortes influências nos fazeres dos pesquisadores, que há décadas vêm sendo transformados no contato com as novas tecnologias. A mesa, composta pelos professores Anthony Joseph Picon Rodriguez, David Alejandro Ramírez Palacios, Décio Marco Antônio de Alencar Guzmán e mediada por Francivaldo Alves Nunes, proposta pelo PPHIST no I Congresso de Humanidades de IFCH, situa-se no entrecruzamento dos campos da História, ensino e História Digital, com o intuito de pensar sobre as implicações no fazer do historiador a partir do trabalho com fontes históricas digitalizadas, repositórios digitais, produção do conhecimento histórico e produtos de educação histórica, obviamente em diálogo com outras áreas.