ESTRUTURA CURRICULAR
Doutorado
1. Disciplinas obrigatórias
Teoria e Metodologia da História (4 créditos, 60h)
Ementa: Estudo das Teorias da História, das explicações do processo histórico e do conhecimento sistemático, considerando suas implicações metodológicas e ideológicas sobre a prática dos historiadores. A reflexão sobre os referenciais teóricos das várias Escolas Históricas, privilegiando as noções de objeto de estudo, modelos de escrita, critérios de cientificidade e procedimento de sistematização do saber histórico. Revolução científica e método científico. Erudição histórica e formulações heurísticas. O método filológico e a crítica documental. O método histórico e a ciência histórica. Métodos e técnicas da pesquisa histórica. Correntes metodológicas do século 20. A revolução documental e o estatuto do testemunho. Crítica ao documento/monumento e utilização de fontes históricas. Método e produção do conhecimento histórico. A discussão teórica sobre as formas de elaboração e vulgarização do conhecimento histórico a partir de vínculos fundamentais entre História e Memória, tendo em vista as relações entre os historiadores e a sociedade. As teorias e os métodos na História social da Amazônia.
Seminário Linha de Pesquisa I (4 créditos, 60h)
Ementa: Discutir os problemas metodológicos do trabalho em história nos campos das linhas de pesquisa, com ênfase para os estudos desenvolvidos pelos discentes.
Seminário Linha de Pesquisa II (4 créditos, 60h)
Ementa: Discutir os problemas metodológicos do trabalho em história nos campos das linhas de pesquisa, com ênfase para os estudos desenvolvidos pelos discentes.
Seminário de Orientação I (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc.).
Seminário de Orientação II (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc.).
Seminário de Orientação III (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc.).
Seminário de Orientação IV (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc.).
Seminário de Orientação V (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc.).
Seminário de Orientação VI (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc.).
Duas disciplinas optativas (4 créditos, 45h ou 60h)
Tese de Doutorado
Mestrado
1. Disciplinas obrigatórias
Teoria e Metodologia da História (4 créditos, 60h)
Ementa: Fundamentos: história arte e história ciência. Narrativa histórica: tempo e espaço. A história vinda de baixo e a narrativa dos movimentos sociais contemporâneos. O problema da escala na pesquisa histórica: network analyses, micro-história e história do cotidiano. Cultura e história da arte, literatura na construção da identidade nacional. Nacional/popular na história do Brasil e da Amazônia. Conexões intelectuais da historiografia amazônica: a escrita e os cânones literários do século XIX e a emergência da produção acadêmica no século XX.
Seminário Linha de Pesquisa I (4 créditos, 60h)
Ementa: Discutir os problemas metodológicos do trabalho em história nos campos das linhas de pesquisa, com ênfase para os estudos desenvolvidos pelos discentes.
Seminário Linha de Pesquisa II (4 créditos, 60h)
Ementa: Discutir os problemas metodológicos do trabalho em história nos campos das linhas de pesquisa, com ênfase para os estudos desenvolvidos pelos discentes.
Seminário de dissertação I (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc).
Seminário de dissertação II (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc).
Seminário de dissertação III (4 créditos, 60h)
Ementa: Orientação e acompanhamento individual da pesquisa. Complementação da formação específica do discente por seu orientador (leituras, revisão bibliográfica, pesquisa empírica, leitura documental, etc).
Duas disciplinas optativas (4 créditos, 45h ou 60h)
Redação de monografia (4 créditos, 60h)