ASSUNTE - PODCAST
UM PODCAST PARA OUVIR HISTÓRIAS
Apresenta entrevistas com docentes, discentes e egressos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA sobre temas relacionados com o seus trabalhos de teses e dissertações produzidos e defendidos no PPHIST. Trata-se de um canal importante de divulgação cientifica em História Social da Amazônia.
Youtube: PPHIST UFPA
Spotify: Assunte Podcast
Leia Mais em: Assunte/PPHIST
COLEÇÃO FLORESTA
Os livros que aqui disponibilizamos foram produzidos com recursos da CAPES e fazem parte da Coleção Floresta, vinculada ao IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, sendo resultados dos trabalhos de professores e egressos do PPHIST. Revelam um promissor momento da pesquisa histórica na Amazônia abordando temas e temporalidades variadas que oferecem, como observaremos, novos aportes e novas interpretações sobre a Amazônia.
A construção do discurso antijesuítico na Amazônia Portuguesa: (1705-1759) / Roberta Lobão Carvalho.
História social da infância na Amazônia / organização Franciane Gama Lacerda, Alba Barbosa Pessoa.
O Rural entre posses / organização Francivaldo Alves Nunes, Marcia Milena Galdez, Cristina Rocha.
Cartas a Clio / organização Sara Suliman, Livia Forte Maia, Milton Lima, David Palacios.
ESTUDOS AMAZÔNICOS EM REVISTA
LIVRO:
HUMANIDADES NA ERA DA AUTOMAÇÃO 2023
Fernando Arthur de Freitas Neves e Francivaldo Alves Nunes (ORG)
Contribuição com o ensino básico
Os docentes José Alves de Souza Junior e Franciane Gama Lacerda, Magda Maria de Oliveira Ricci e Maria de Nazaré Sarges orientam a atividade de pesquisa denominada O Conhecimento Histórico na escola: prática docente, pesquisa e historiografia, pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, situada em Belém, com o objetivo de promover a experiência de docência aos alunos da graduação em História da UFPA. Outra contribuição do PPHIST para o ensino básico, envolvendo a participação de integrantes de seu quadro docente, está no desenvolvimento constante de material didático ou de material de pesquisa e reflexão, voltado para o ensino de História.
Apoio ao ensino público
Por meio de um subprojeto do PIBID, o Programa realiza ações negociadas entre Universidade e escolas públicas de forma a contribuir para aperfeiçoar e dinamizar o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, visando à obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, bem como visando contribuir com trabalhos de caráter formativo para os professores de História. Dessa forma, as ações são realizadas com o intuito de contribuir para a formação acadêmica dos alunos bolsistas e colaborar tanto com a formação dos estudantes quanto com o desenvolvimento profissional dos professores da rede pública de ensino, a partir da elaboração e planejamento compartilhado das atividades e das experiências vivenciadas na escola, considerada como lócus de investigação e formação.