Laboratório Digital 

O Laboratório Digital (labdigital) é destinado à produção de uma série de materiais digitais elaborados pelos alunos de graduação e pós-graduação do curso de História da UFPA e disponibilizados gratuitamente para os professores da Rede Pública de Ensino, alunos do Ensino Médio e o público em geral. Indo além do produto final, valorizamos o processo de formação de um profissional de História que transite e explore uma linguagem mais atualizada em sintonia com as novas mídias e redes sociais. Estamos ampliando os mecanismos pedagógicos de inserção dos nossos alunos na Era Digital. E concomitantemente, possibilitando aos graduandos e pós-graduandos uma nova forma de compreender e socializar o conhecimento ao qual têm acesso ao longo de sua formação profissional. O Labdigital tem estúdio de gravação de áudio e imagens, kits de digitalização de documentos, computadores para edição de imagens, áudio, mapas e documentos, site da difusão do material produzido pelos alunos.

 

Laboratório de História - LABHIS

O prédio, denominado Laboratório de História (LABHIS), com aproximadamente 1000m2 de área, possui: duas salas de aula, salas para todos os professores do PPHIST, sala de estudo para os alunos do PPHIST, sala para a Coordenação e sala para Secretaria do PPHIST e biblioteca; as salas são equipadas com Datashow e acesso à internet. Em 2017, o Laboratório de História foi contemplado pelo edital PROEG 01/2017 da UFPA – vinculado ao Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) e ao subprograma Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (LABINFRA), com o objetivo de atualizar e aprimorar a infraestrutura laboratorial utilizada em atividades regulares de formação na graduação. Os recursos deste edital garantiram a criação do Laboratório Digital da Faculdade de História, LABDIGITAL. Coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Otaviano Vieira Jr, o LABDIGITAL funciona no prédio do Laboratório de História e suas atividades de digitalização de fontes históricas, de produção de material didático audiovisual e de divulgação dos trabalhos de pesquisadores e discentes da área de História da UFPA contam também a atuação dos alunos de mestrado e de doutorado do PPHIST, através de seus respectivos grupos de pesquisa.

A infraestrutura física tem sido alvo de investimentos do Programa, da Faculdade de História e da Reitoria, o que não se limita ao prédio novo, mas, inclui o mobiliário e equipamentos de informática. Um prédio que agrega o Laboratório de História ao Programa de Pós-Graduação auxilia uma maior aproximação entre a pós-graduação e a graduação, como de fato tem acontecido, principalmente, em razão das atividades conjuntas que têm sido realizadas no prédio. O LABHIS se tornou o centro da vida acadêmica da pós-graduação e da graduação, para onde converge uma série de atividades acadêmicas, como aulas, eventos, palestras, defesas de graduação, pós-graduação  e reuniões dos grupos de pesquisa.

 

O Centro de Memória da Amazônia é uma subunidade da UFPA parceiro do PPHIST/UFPA e da Faculdade de História. Este Centro possui a guarda do acervo documental do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Trata-se de um prédio com sala de aula, mini auditório e sala de pesquisa. Diversos eventos e cursos são desenvolvidos naquele espaço, ampliando nossa infraestrutura.