Convidamos os alunos das novas turmas de 2018, Mestrado e Doutorado em História, para participarem de uma conversa com a Coordenação do PPHIST, no dia 02 de março, às 14 horas, no CAPACIT, Auditório Rio Guamá.

Em seguida, às 16 horas, convidamos a Comunidade Acadêmica para a Conferência Magna "História e Direito no mundo luso-brasileiro", com o historiador, jurista e catedrático, Prof. Dr. Antônio Manuel de Hespanha, da Universidade de Coimbra. Segue abaixo o convite:

 

 

Informamos que a defesa de dissertação do discente SAMIR LOLA ROLAND será no dia 09 de fevereiro às 15 horas, no PPHIST/UFPA.

Título da dissertação: Sesmarias, índios e conflitos de terra na expansão portuguesa no Vale do Parnaíba (Maranhão e Piauí, séculos XVII e XVIII)

Membros da Banca: Prof. Dr. Rafael Chambouleyron - Orientador - PPHIST;

                             Prof. Dr. Mairton Celestino da Silva (via skype) - UFPI;

                             Prof. Dr. Antonio Otaviano Vieira Jr. - PPHIST. 

Os alunos aprovados na Seleção 2018 turmas Mestrado e Doutorado deverão realizar sua matrícula via SIGAA/UFPA até o dia 09 de Fevereiro;

Demais interessados poderão participar na condição de Aluno Especial apenas nos "Tópicos Especias", devendo entregar na secretaria do PPHIST o Requerimento de Matrícula como Aluno Especial devidamente preenchido no período de 5 a 09 de fevereiro das 8:30 às 12:30 da manhã.

Seguem abaixo as ementas/programas dos Tópicos Especiais.

 

Tópico especial - O historiador e o exercício da escrita sobre o outro;

Tópico Especial - Cidade, arte, cultura e imagem: Belém na virada do século XIX para o XX;

Tópico Especial - Historiografia das viagens e dos viajantes;

Tópico Especial - História do Tempo Presente e História Pública: Novas abordagens na escrita da História.

Tópico Especial - O metier do historiador: fontes, objetos, sujeitos e narrativas.