Contribuição com o ensino básico

Os docentes José Alves de Souza Junior e Franciane Gama Lacerda, Magda Maria de Oliveira Ricci e Maria de Nazaré Sarges orientam a atividade de pesquisa denominada O Conhecimento Histórico na escola: prática docente, pesquisa e historiografia, pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, situada em Belém, com o objetivo de promover a experiência de docência aos alunos da graduação em História da UFPA. Outra contribuição do PPHIST para o ensino básico, envolvendo a participação de integrantes de seu quadro docente, está no desenvolvimento constante de material didático ou de material de pesquisa e reflexão, voltado para o ensino de História.

 

Apoio ao ensino público

Por meio de um subprojeto do PIBID, o Programa realiza ações negociadas entre Universidade e escolas públicas de forma a contribuir para aperfeiçoar e dinamizar o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, visando à obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, bem como visando contribuir com trabalhos de caráter formativo para os professores de História. Dessa forma, as ações são realizadas com o intuito de contribuir para a formação acadêmica dos alunos bolsistas e colaborar tanto com a formação dos estudantes quanto com o desenvolvimento profissional dos professores da rede pública de ensino, a partir da elaboração e planejamento compartilhado das atividades e das experiências vivenciadas na escola, considerada como lócus de investigação e formação.