ATENÇÃO DISCENTES DO DOUTORADO DO PPHIST/UFPA.

 

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), considerando o termo de cooperação técnico científica que entre si celebraram a UFOPA e a Associação de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia (ADHMA), está selecionando bolsistas para o projeto “Amazonia Now! Memory and Environment Centers in Defence of Local Heritage and the Rainforest”, financiado pela Fundação Gerda Henkel (Alemanha). Trata-se da concessão de 1 bolsa de 12 meses, valor R$ 2.200 (Dois Mil e Duzentos Reais), podendo ser renovada, para discente de Doutorado, matriculado(a) no PPHIST/UFPA ou outra instituição de ensino superior no Brasil ou no exterior e que atenda aos requisitos previamente definidos no edital que pode ser baixado no link: https://drive.google.com/file/d/190C9rxlMYPyIT8Xu3No8VtsoI2q5Mr45/view?usp=sharing. A inscrição deverá ser realizada nos dias 22/03/2022 a 22/04/2022, por meio do seguinte formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfqUWu1VqtcZwSueJXT4K2-wtDbBm7- vpBUiZCkWrNhsmmZA/viewform?usp=sf_link

O dia de hoje, 22/03, foi de reunião com os bolsistas e a coordenação do PPHIST. O evento contou ainda com a participação do técnico Nonato Lisboa, da Divisão de Patrimônio e Almoxarifado, e o discente Ronalth Lopes da UFPA. Ampliar as ações do programa com a criação de um canal de podcast, melhorar a qualidade de transmissão on-line de defesas, qualificações e eventos, atender ainda melhor os estudantes e professores, auxiliar na manutenção de equipamentos e cuidados com os espaços fisicos foram algumas das acões tratadas. É o PPHIST e os seus colaboradores bolsistas Carla, Lucilio, Emanuelle e Lucas cada vez mais preparados para prestar um atendimento de qualidade

ESTUDO(S) DE PROBLEMAS BRASILEIROS: A HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA CONFLITUOSA E VIGIADA (1969-1993)

 

Dia 12 de abril de 2022, às 14:30h, no Laboratório de História

Transmissão ao vivo no canal do Youtube PPHIST UFPA

 

Banca Examinadora

Prof. Dra. Edilza Joana Oliveira Fontes (Orientadora-UFPA)
Prof. Dra. Franciane Gama Lacerda (Examinador Interno-UFPA)
Prof. Dr. Rodrigo Patto Sá Motta (Examinador Externo-UFMG)
Prof. Dra. Nádia Gaiofatto Gonçalves (Examinador Externo-UFPR)
Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti (Examinador Externo-UNIFESSPA)
 
 

A sessão é pública, convidamos todas e todos.

 

PPHIST divulga calendário acadêmico para 2022.

 

O início das atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2022 é 14 de março e vai se estender até o dia 18 de junho. O segundo semestre terá início no dia 22 de agosto a 12 de dezembro. Atenção! As matrículas ocorrerão pelo SIGAA (nos casos de alunos da UFPA) e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (nos casos de alunos especiais) no período. Para mais informações:

Acesse o Calendário do PPHIST 2022 AQUI

Confira as disciplinas ofertadas no 1º semestre AQUI

Acompanhe o calendário de defesas e qualificações AQUI

Plano de curso de Teoria e Metodologia da História (Mestrado) AQUI

Plano de curso de Teoria e Metodologia da História (Doutorado) AQUI

Plano de curso da Linha de Pesquisa “Etnicidade e Territorialidade” AQUI

No retorno integral às atividades presenciais no PPHIST/UFPA, em 14 de março, a comunidade acadêmica vai encontrar as salas de aula totalmente revitalizadas. Também foi implantada uma sala para defesas e qualificações presenciais, remotas e híbridas. Além de maior conforto para professores e alunos, os espaços vão permitir o uso de recursos de transmissão das bancas e eventos promovidos pelo programa. Os serviços foram realizados com recursos da CAPES e apoio da PROPESP e do IFCH e faz parte de um conjunto de ações que buscam melhorar as condições de uso do prédio da pós-graduação e do Laboratório de História.

PPHIST recebe estudante de Moçambique. Estone Mifolo faz parte do Pro-Afri, um programa da UFPA para receber estudantes africanos. Desejos que possam sentir-se acolhido, com agradecimento especial a Ronaldo Mendonza, da Costa Rica, que tem auxiliado na melhor permanência dos estudantes estrangeiros na UFPA.

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST-UFPA) e o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural (PPGDS-MPEG) convidam para o Seminário "História, memória e Literatura" com a Professora Nádia Farage. O evento vai ocorrer nos dias 08, 09 e 10 de março, das 9:00 as 11:00 horas no Auditório do IFCH-UFPA, Campus do Guamá, Belém. Professora Nádia Farage é doutora pela USP e colaboradora do Departamento de História da UNICAMP. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, IFCH-UNICAMP, e ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural, Museu Paraense Emílio Goeldi. A solicitação de inscrições pode ser feita através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá certificação aos participantes.

A discussão em torno do uso de ferramentas digitais no campo das humanidades, no capitulo especial da história em interface com outras áreas do conhecimento, tem sido imprescindível, principalmente, no atual contexto pandêmico enfrentado mundialmente. Diante da impossibilidade de acesso aos arquivos físicos de instituições, sempre que possível, mas como muita frequência, pesquisadores têm recorrido aos repositórios digitais com o objetivo de garantir a continuidade de suas investigações e estudos. As novas formas de pesquisa têm impactado fortemente a produção de conhecimento histórico no tempo presente, assim como exercem fortes influências nos fazeres dos pesquisadores, que há décadas vêm sendo transformados no contato com as novas tecnologias. A mesa, composta pelos professores Anthony Joseph Picon Rodriguez, David Alejandro Ramírez Palacios, Décio Marco Antônio de Alencar Guzmán e mediada por Francivaldo Alves Nunes, proposta pelo PPHIST no I Congresso de Humanidades de IFCH, situa-se no entrecruzamento dos campos da História, ensino e História Digital, com o intuito de pensar sobre as implicações no fazer do historiador a partir do trabalho com fontes históricas digitalizadas, repositórios digitais, produção do conhecimento histórico e produtos de educação histórica, obviamente em diálogo com outras áreas.